Não temos exatamente qual a origem de tradição de anéis de formatura, mas ao que tudo indica, este costume provavelmente teria surgido na Europa.

E assim como acontecia com os antigos reis e os nobres Europeus, a Igreja Católica acabou adotando um costume de condecorar todos os seus bispos, bem como os cardeais e o papa com anéis por exemplo.

Da mesma forma que os bispos acabaram recebendo depois de terem sido convertidos os anéis de forma episcopal, o Papa recebe um anel no dia que se torna papa.

A partir disto o Anel do Papa é chamado de Anel do Pescador ou ainda Anel do Pescador de almas e é destruído sempre que m papa morre e é construído imediatamente seguindo os modelos originais quando um papa novo assume, o que é a chamada renovação da igreja.

Muitos dos especialistas citam que este costume de criar anéis de formatura vem desta tradição, de condecorar os integrantes com todos os anéis.

Saiba um pouco mais sobre os anéis de formatura, suas cores e suas pedras.

Na maioria das vezes os anéis de formatura são forjados em ouro, prata ou ainda outros metais valiosos, com isto os anéis de formatura tem uma simbologia diferenciada e embutida através de diversas pedras utilizadas com cores e símbolos por exemplo.

Os anéis são formados por uma pedra central ou ainda por emblemas laterais relacionados ao curso que foi realizado.

Podemos citar que dentre as principais pedras utilizadas nos anéis de formatura, podemos citar a ametista, a esmeralda, a granada, o rubi, o topázio, a água marinha, a turmalina, entre outros.

A partir disto na colação de grau, todo o simbolismo de um anel de formatura é o de superação de etapas e o vencimento de mais um desafio, e ainda a realização de um sonho de ter uma incrível profissão.

O anel de formatura de acordo com a cultura oriental precisa ser usado no anel anular para atrair todo o sucesso na sua profissão, e o dedo anular é regido pelo sol e por isso acaba atraindo um brilho para a sua carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *