A Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins, que costuma se realizar sempre no início do segundo semestre de  cada ano, aconteceu na capital do Estado de São Paulo, mais uma vez, este ano. Lá, diversos profissionais ligados à área do design de joias apresentaram as novidades e tendências do setor, que vão estampar as vitrines das lojas de todo o país e que farão a cabeça (braços, dedos, pescoços) de todas as mulheres que adoram usar joias, semijoias e bijus.

Algumas peças serão as grandes impulsionadoras do mercado e que estarão em evidência também em todos os editoriais de moda. Confira aqui o que vai estar na moda verão 2015:

Braceletes e muitos modelos de pulseiras. Os modelos serão mais estruturados. De maneira geral, costumam ser usados como complemento de outras pulseiras ou relógios. Mas, neste ano foram apresentadas com a proposta de uso simultâneo e cada uma com um detalhe diferente. O ponto em comum são os materiais, tendo a prata será o ponto de partida para a confecção das peças, que serão complementadas com outros elementos em pérolas ou zircônia, exaltando as formas geométricas ou silhuetas de flores e borbo.

O que se viu também foi a tendência de assimetria, ou seja, ausência de regularidade nas peças. Muitas foram as peças marcadas com desenhos de borboletas, flores, e sequencias de outros elementos, mas sempre do lado esquerdo e no direito apenas um.

Outra presença muito marcante nas peças foi o modelo de joias que são chamadas de religiosas. Há uma tendência espiritualista no design de joias, semijoias e bijus. Nas vitrines e, posteriormente nas ruas, serão vistas peças como  amuletos, crucifixos, com frases e com palavras ou ainda, elementos ligados a conceitos espirituais como as asas dos anjos.  Aposte no uso de apenas uma peça grande para evidenciar o modelo.


Uma tendência que virá com grande força será o uso do hamsá. O hamsá é um amuleto que tem o formato da palma da mão, simétrica ela é usada contra o mau olhado e muito popular entre praticantes do judaísmo e do islamismo. Apareceu em materiais e peças diferentes entre as marcas da feira, tendo a mesma função do olho grego em outras temporadas. Use pingentes de colares, em materiais como pérola, ouro e com aplicação de pedrarias e desenhos como arabescos. Vai fazer toda a diferença.

 

Também, deve-se dar atenção ao uso de peças com franjas, que também se tornaram elemento importante e apareceram nos acessórios também, principalmente como pingentes de colares alongados, remetendo ao estilo das flappers, as mulheres ousadas dos 1920. Agora é só aguardar.

Related posts:

Tags: , , ,