As bijouterias, assim como as joias, precisam de alguns cuidados especiais quando se trata da organização e limpeza delas. Embora muita gente não saiba, elas não podem ser organizadas de qualquer maneira, muito menos serem acomodadas em qualquer espaço. Também é preciso ter alguns cuidados no que se refere ao próprio uso no dia a dia.

Uma prática que é muito comum é deixar as bijouterias guardadas em caixas. No entanto, vale sempre lembrar que elas não podem ser armazenadas em qualquer tipo de caixa. As caixas devem ter compartimentos de separação, de diversos tamanhos, bem como precisam ser forradas com veludo, ou material similar. Isto evita que elas sofram, por exemplo, com a ação do tempo.

Outra medida que algumas pessoas por vezes tomam em relação às peças que tenham pedraria é fazer o uso de esmalte para fixar vários tipos de pedras e não deixá-las escaparem das peças. No entanto, os especialistas são unânimes em dizer que os componentes do esmalte podem manchar a pedra e embaçar o metal. Para quem quiser correr o risco, passar esmalte transparente só em bijuterias menos sofisticadas e com pedras bem pequenas. Mesmo assim, a recomendação é não fazer uso de esmalte.

Outro cuidado no que se refere a tentar sanar algum tipo de avaria em bijus que contenham pedras é não fazer o uso de cola comum ou supercola para a fixação das pedrarias. É importante colar e reparar a peça, mas isto tem de ser feito com cola especial para bijouterias. Este tipo de cola é encontrado em lojas que comercializam material para montagem de bijouterias.

um alerta é quanto ao local onde será usada a buiju. Bijus e praia não combinam definitivamente.  A água do mar tem sal e iodo, que mancham e descolorem a peça. O metal começa a perder o banho dourado ou prateado e a clarear. Logo depois, preteja. E se for de ferro, vai enferrujar e estourar o banho. O mesmo alerta vale para piscina. A água da piscina tem cloro, que ao entrar em contato com o metal também pode clareá-lo e manchá-lo.

Também é importante salientar que é preciso tomar cuidado com as bijus que ficam em áreas de muito atrito, como entre os dedos. Atividades muito intensas, como lavar a louça não permitem o uso de anéis.  Além disso, produtos de limpeza também podem danificar as peças. Até mesmo o contato da água com a bijuteria deve ser evitado, pois as bijus têm tendência à oxidação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *