As joias embelezam as mulheres e homens de todos os cantos do mundo. Elas já são produzidas desde que o homem não se deu por vencido pelo meio e passou a desenvolver peças para o uso cotidiano e, também, para o seu uso particular. Por isso, quando se trata também da questão de produção de joias, é importante aliar a beleza, a moda, mas também  a questão da sustentabilidade.

À primeira vista, é bom percebermos que as joias, assim como qualquer outra atividade do homem, causam impacto ambiental, social e também econômico. É importante que as peças que estiverem na moda, e fizerem parte desta ou daquela coleção de artistas importantes, tenham sido fabricadas de maneira que não poluam o meio ambiente. A recomendação é verificar se, para produzir tais peças, não foram deixados resíduos na água – caso tenham sido deixados, se a água foi de alguma maneira tratada; se não há desperdício de material, se há material de reuso e assim por diante.

Não se trata de uma postura anticomercial, muito pelo contrário. É valorizando cada vez mais a fabricação de joias cujos fabricantes tenham a responsabilidade com o meio ambiente, assim como o respeito com os seus consumidores, os quais também estão cada vez mais preocupados em consumir peças que não sejam produtoras de grandes resíduos.

É preciso ter consciência dos processos e práticas, bem como de suas consequências no meio ambiente. Isto é necessário para que sejam pensadas e implementadas soluções condizentes com a sua realidade produtiva e de mercado.

Nesse sentido, também é fundamental tanto para o fabricante quanto para o consumidor, fornecer cada vez mais as certificações das joias produzidas. Vale sempre lembrar que joias verdadeiras possuem certificados que valem internacionalmente.

Mas, vale aqui uma notação: perceba os relatórios registram todas as ações que a empresa instituiu e testou ao longo do ano em sua busca por ser sustentável, trata-se de um balanço público e transparente, pois os relatórios devem mostrar o que deu e o que não deu certo.

Tais relatórios que são feitos para marcarem a produção de joias registram a autoavaliação da empresa e expõem isso para outros poderem não só saber quais ações funcionam. No entanto, como podem melhorar em suas respectivas empresas, problemas que são compartilhados por todos na rede criativa – produtiva de gemas, joias e bijuterias?

Portanto, faça a sua parte: exija as documentações necessárias antes de fazer qualquer compra.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *