JOIAS OU BIJOUTERIAS – O QUE TEM MAIS VALOR: JOAIS OU BIJOUTERIAS?

As joias, semi-joias e bijouterias são adornos que sempre estiveram presentes na história da humanidade. As joias simbolizam riqueza, poder, prosperidade, beleza e muito charme. Quem usava joias, normalmente provinha de famílias mais abastadas e com poder declarado. Até hoje, muito arqueólogos conseguem identificar a verdadeira linhagem de muitas múmias, porque as civilizações antigas tinham o costume de enterrar seus mortos, com todos os seus pertences – pois criam que, dessa forma, no reino dos céus, poderiam manter sua mesma importância e imponência que tiveram na vida terrena.

Em certas culturas era premissa que o rei usasse diversas joias para simbolizar sua força e, principalmente que era um eleito dos céus, brilhante e poderoso, como é visto na história do rei persa Xerxes, que sempre ostentou seu poder, também, por meio das joias que usava para se adornar.

Hoje usar joias e os demais adornos já não representa tanto poder e ostentação, visto que muitas peças são bastante acessíveis ao consumidor mais comum. As joias deixarem de ser exclusividade da realeza, Embora as peças mais raras e as mais finas estejam muitas vezes nas mãos de colecionadores. Sendo assim, é possível que as mulheres usem e abusem das joias para compor um rico e atraente visual.

Entretanto, por mais desejadas que sejam as joias, as semi-joias e as bijouterias, é importante saber as diferenças que existem entre as peças. E muita gente, na verdade, se pergunta por que tantos fabricantes produzem produtos e peças iguais ou muito parecidas entre si e as comercializam em diferentes locais e cobram preços que podem variar infinitamente. A questão é que, há diferença sim entre estes adornos e, ela reside de forma bem clara, no tipo de material que é usado para forjar as peças. Sem contar que, as joias e as semi-joias, de modo mais geral, são produzidas com mais exclusividade do que as bijouterias, uma vez que estas são produzidas conforme a demanda de temporada e/ou em larga escala para uma venda também em larga escala.

As joias são produzidas com material diverso mas sempre nobre. Ouro, ouro branco, pedras preciosas. Precisam de cuidados especiais, uma vez que são bastante delicadas. Possuem garantia quanto à procedência do material, bem como ao feito. Já as semi-joias recebem uma quantidade menor de material não oxidável. E também não possuem nível, o que permite que sejam totalmente antialérgicas.

Quanto às bijouterias, quase nada ou nenhuma camada de material antioxidante são aplicados na peça, o que não permite aferir nenhum tipo de garantia, qualidade ou durabilidade das peças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *