JOIAS E BIJOUTERIAS – COMO FAZER REPAROS EM PEÇAS COM CRISTAL Swarovski

Descobertos por Daniel Swarovski, um jovem cientista e visionário nascido na região da Boêmia, onde trabalhava cortando vidros e cristais manualmente, inventou uma máquina de corte que era capaz de cortar e lapidar cristais e pedras preciosas, com uma perfeição inigualável ao que era feito até então. Mesmo com trabalhos manuais de requinte e repletos de técnicas específicas para a lapidação de tais pedras, era quase improvável alcançar o efeito que a máquina de Daniel foi capaz de produzir. O processo de corte e lapidação de cristais, ao mesmo naquela região, então passou a ser realizado industrialmente.

Três anos mais tarde, Daniel mudou-se com a família para a região de Wattens, localizada no coração dos Alpes Tiroleses, na Áustria. Lá, fundou a  A. Kosmann, Daniel Swarovski & Co., com o apoio financeiro de um cunhado. A partir de então, fundaram a fábrica de corte de cristais, que não se fixou apenas na produção de corte, mas também na geração de energia hidroelétrica, aproveitando as correntezas dos rios alpinos. Como a região era uma rota estratégica de comércio de cristais, a fábrica prosperou em todos os setores em que Daniel investiu.

Hoje, os cristais Swarovski são tidos como peças de alto desejo, estando entre as marcas mais reconhecidas e importantes do mundo. Acontece que, possuir uma peça Swarovski exige certos cuidados, já que são peças obtidas ao mais alto nível de precisão e delicadeza. E, caso ocorra algum dado à peça – anel, brinco, colar, caneta e roupas – há duas possibilidades: a primeira é, se a peça, no caso de joias e bijoutrias, ainda estiver na garantia e for comprovado que houve um erro de produção, a loja faz todo o reparo sem qualquer tipo de custo. Acontece que os menos desavisados, costumam deixar ocorrer pequenas avarias. Estas, não são cobertas pela garantia e, se levadas à loja, o custo do conserto será cobrado.

Em caso de uma pequena avaria – cristal frouxo, solto, em particular em roupas, é possível fazer o reparo em casa. Este, demandará algum tempo e delicadeza, porém não há um alto nível de dificuldade. Para isto, serão necessários, lápis, caneta, colher, água quente. Mas, novamente, este tipo de reparo só se dará em peças de tecido que possuem aplicação de Swarovski. Em joias e bijouterias, o melhor mesmo é pagar pelo conserto.

O processo de reparo em de cristais aplicados em roupas não leva muito tempo, puxe o cristal, retire o excesso de cola, e reaplique-a, posicionando com cuidado o cristal. Aguarde a secagem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *