Um dos símbolos que melhor representam a futura união de um novo casal é sem sombra de dúvidas o uso da aliança. Primeiramente, quando se decide seguir em direção ao altar, muitos casais fazem o uso das alianças de noivado, para depois, fazer a escolha definitiva da aliança que será usada para representar a formação de uma nova família.

Para estes casais, o mercado de joias oferece uma gama de possibilidades – embora uma aliança tenha um modelo tradicional, que aparentemente, não sofreria muitas mudanças, o mercado da moda oferece novidades também nesse setor, que a cada ano, segundo a Associação Nacional dos Joalheiros , cresce e não apresenta nenhum tipo de crise.

A aliança de noivado, de acordo com as tradições é uma joia deve conter um brilhante e ser colocada no dedo anelar da mão direita, em particular o caso da noiva. Já  a aliança do noivo, pode ser um pouco mais simples, sem a exclusividade da pedra.

Embora não exista uma data certa para o casal começar a usar alianças de noivado, muitos passam a fazer o uso da joia assim que fazem a marcação da data do casamento. E se ainda, o casal quiser manter a tradição mais ao pé da letra,  a responsabilidade de comprar as alianças fica por conta do dele.

De acordo com especialistas em realização de festas de noivado e casamento, o que modificou um pouco os laços da tradição foi a gama de modelos de alianças existentes atualmente. Desse modo, a mulher passou a ir com o companheiro escolher o anel que mais se adéqua ao estilo deles. O valor também pode ser dividido pelos noivos, caso for necessário, mas nada como ganhar uma joia do esposo. No entanto, atualmente os casais se ajudam e cooperam com as despesas, e num momento tão importante como este não há problema em ser assim também.

Entre as últimas tendências estão os anéis complementares. Este detalhe pode se dar pelo design – há modelos que incluem a gravação de trechos de poemas de amor, inovando assim, na gravação apenas do nome dos futuros cônjuges.

Vale lembrar que os modelos costumam seguir um determinado padrão. Por exemplo, a aliança meia cana, ainda costuma ser a mais lembrada entre os noivos. Há ainda a possibilidade de fazer o uso de alianças feitas em ouro rosa – que está em alta – ouro negro, e outros modelos que trazem texturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *