As joias fazem parte da história do homem e desde sua criação elas apresentam simbologias muito fortes e que por vezes, ainda estão presentes nos dias de hoje. Segundo os historiadores, as joias sempre simbolizaram prosperidade, riqueza, beleza e elegância em quem as usasse. As joias feitas com pérolas, por sua vez, são consideradas gemas preciosas, assim como cristais e diamantes. Através da história da humanidade, é possível entender a relação que o homem estabeleceu com este pequeno objeto precioso.

Há relatos de que no apogeu do Império Romano, ocorreu a “febre do uso das pérolas”. Isto porque o Imperador Júlio César, teria oferecido a Servília, uma de suas namoradas mais conhecidas, uma pérola no valor de seis milhões de sestércios – o que equivaleria hoje a  alguns milhões de dólares. Outro personagem famoso por conta de uma pérola, foi também uma figura romana – Vitélio, general reconhecido e conhecido por conta de dívidas que contraía irresponsavelmente, chegou a roubar um par de brincos de pérolas de sua mãe. Mas foi por um motivo nobre: financiar o seu regresso ao exército.

As pérolas são compostas por carbonato de cálcio, matéria orgânica, e água, numa proporção 84-92%, 4-13%e 3-4%, respectivamente. Possuem densidade g/cm3 de3 2,60 a 2,78 e a durezaq poderá ser entre 3 a 4 Mols. Translúcidas e opacas, de coloração que vai do creme, dourado, verde, azul ao preto. São oriundas do Sri Lanka, Índia e Austrália. Além de possuírem um índice de refração de 1,52 – a 1,66. Segundo pesquisadores, as pérolas oriundas dos Mares do Sul costumam ser as maiores e, também as mais raras. Já as pérolas negras podem ser encontradas nos mares do Taiti – lá também encontram-se pérolas com variações entre cinza claro, perpassando ao tom de nacarado, próprios dos tons madrepérola.

Joias elaboradas com a pérolas, além de clássicas são extremamente elegantes e podem ser usadas a quaisquer momentos do dia ou da noite. Brincos em forma de bolinhas, ou pingentes podem ser combinados com colares de um único fio, estes mais curtos ou com vários fios, se for de um único fio, devem ser mais longos. Quando usar brincos e colares de pérolas, é bom que se evite as pulseiras, para que não pese muito no visual. Joias feitas com pérolas são muito apreciadas pelas mulheres de todos os biótipos. Além disso, as peças podem ser usadas em todos os eventos, desde os mais corriqueiros como idas ao trabalho, quanto em eventos que exigem um pouco mais de elegância e glamour.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *